Câmara Municipal do Porto

Created with Sketch.

Fornecimento de refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade reforçado em 300 mil euros

Foi aprovada, a 27 de abril de 2020, a renovação de protocolo com a SAOM - Serviços de Assistência Organizações de Maria - Instituição Privada de Solidariedade Social, com vista à continuidade desta parceria, através da qual o Município disponibiliza o espaço necessário para a confeção das refeições para os Restaurantes Solidários, e garante também a comparticipação financeira necessária para a aquisição de bens que não sejam doados, num valor de 300 mil euros.

Considerando a capacidade da SAOM de dar resposta às necessidades de confeção de refeições para os Restaurantes Solidários com elevados padrões de qualidade, através da proposta aprovada, ficam garantidas as condições para o funcionamento dos Restaurantes Solidários do Município do Porto.

Esta parceria é tanto mais importante considerando o atual quadro de pandemia COVID 19, que torna premente o reforço da oferta de refeições para uma franja da população mais vulnerável, uma vez que algumas entidades e organizações de voluntários deixaram de dar, temporariamente, esta resposta.

De acordo com a proposta, assinada pelo Pelouro da Habitação e Coesão Social, é destacada a importância de programas e projetos integrados de ação social, de iniciativa municipal ou em parceria com outras organizações e agentes sociais, visando grupos especialmente vulneráveis. Nesse sentido, é premente a ação da SAOM que, no âmbito da sua missão humanitária, apoia idosos, jovens e pessoas em situação de sem-abrigo, e tem desempenhado um papel ativo na reinserção social de pessoas vulneráveis à exclusão social, como aquelas em situação de sem-abrigo e toxicodependentes.

O protocolo agora aprovado vem reforçar a importância da ação da SAOM e da sua experiência na confeção de refeições para o exterior, mas também o seu valioso contributo, através de diversas iniciativas, nomeadamente, através de ações de formação em hotelaria, como cursos de cozinha, com o objetivo de contribuir para a reinserção social de pessoas em situação de exclusão.

Relativamente à rede de rede de Restaurantes Solidários, de forma a dar resposta ao número crescente de utilizadores destes espaços, o Município está a trabalhar no alargamento da oferta, estando prevista a abertura, no curto prazo, de um terceiro restaurante na zona da Baixa e estando ainda a decorrer o processo para a abertura de um quarto restaurante, na zona da Boavista.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi