Curiosidades

Histórias da cidade: a afirmação do ensino superior na cidade com a criação da Academia Politécnica em 1837

A 13 de janeiro de 1837, Passos Manuel decreta a criação da Academia Politécnica do Porto. Estava dado o primeiro passo para a reforma dos estudos superiores então em vigor na cidade.

Histórias da cidade: uma espécie de semáforo com quase 400 anos e que travava a peste

A “bandeirinha da saúde” assinalava o limite para a paragem dos navios que chegavam ao Porto.

Histórias da cidade: Inspiração francesa no Porto é mais doce do que a francesinha

A primeira vez que se viu e provou bolo-rei na cidade foi na Rua de Santo António, na Confeitaria Cascais.

Histórias da cidade: 10 toneladas de música que são um monumento

Há mais de um quarto de século que o carrilhão da Torre dos Clérigos dá música à cidade. O conjunto de 49 sinos foi inaugurado no dia de São João, em 1995, e é um dos poucos exemplares que existem no país.

Histórias da Cidade: Senhoras e senhores, bem-vindos ao dia um do Coliseu do Porto

No dia em que se assinalam os 80 anos da mais emblemática sala da cidade, sobe ao palco a recordação do concerto de abertura.

Histórias da cidade: há 156 anos, a primeira árvore de Natal do Porto foi uma “innovação”

Cor, luz e magia são ingredientes essenciais da quadra natalícia, no Porto ou em qualquer outro lugar. Há mais de século e meio, a cidade viveu intensamente a ocasião de ter a sua primeira árvore de Natal pública, com uma grande festa infantil.

Exposição da Galeria Municipal do Porto no top 10 da Frieze

A exposição "Nets of Hyphae" de Diana Policarpo, apresentada na Galeria Municipal do Porto, foi considerada uma das 10 melhores exposições da União Europeia de 2021 pela Frieze. Trata-se da primeira vez que uma instituição de arte portuguesa é destacada no ranking anual de uma das mais importantes e influentes revistas de arte contemporânea internacional.

Histórias da Cidade: Não é running, é a Volta a Paranhos e já leva quase 640 quilómetros nas pernas

Reclama para si a medalha de mais antiga corrida de estrada e continua a ser a cereja no topo do bolo no aniversário do Sport Comércio e Salgueiros.

Histórias da cidade: era uma vez a praça onde o Porto ia comprar pão

Aquele alimento nunca esteve na designação oficial deste espaço no Porto, mas até ao início do século XX era o local de referência ao qual os portuenses iam para comprá-lo: popularmente conhecida como Praça do Pão, hoje é a Praça de Guilherme Gomes Fernandes, em homenagem a um herói da cidade.

Educação ambiental: Acha que sabe da poda das plantas aromáticas?

A equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto dá dicas sobre como e quando fazer os cortes que asseguram a saúde das espécies.