Câmara Municipal do Porto

Place Checkup

O que significam os selos de "Prevenção COVID-19” da Place Checkup?
Qualquer selo de "Prevenção COVID-19” da Place Checkup (Classe A, B ou C) indica que o estabelecimento certificado adotou e verificou algumas ou todas as práticas recomendadas para prevenção de COVID-19 indicadas na plataforma, baseadas nas orientações oficiais da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Como funciona o sistema de classificação?
A plataforma da Place Checkup disponibiliza aos donos ou gerentes de estabelecimentos uma checklist de 30 medidas (como, por exemplo, dar formação à equipa relativa aos procedimentos extraordinários) e rotinas (como repor o nível dos dispensadores de loção desinfetante) recomendadas para prevenção da COVID-19. A lista completa pode ser consultada abaixo.

Dependendo do número de medidas verificadas, os estabelecimentos recebem um selo de certificação de Classe A, B ou C, como se segue:
  • Classe A: cumprimento de entre 21 e 30 medidas (num total de 30);
  • Classe B: cumprimento de entre 11 e 20 medidas (num total de 30);
  • Classe C: cumprimento de até 10 medidas (num total de 30);

Qual é a validade dos selos de "Prevenção COVID-19"?
Independentemente da classe, o seu selo terá validade de duas semas, período após o qual será necessária a sua renovação. Este prazo poderá ser ajustado nos certificados subsequentes.


Que medidas de prevenção são avaliadas pela Place Checkup?
Aqui pode consultar a lista completa das práticas que a Place Checkup usa para emitir as certificações de "Prevenção COVID-19”:
  • Temos um plano de contigência visível, acessível e alinhado com as autoridades locais
  • Temos cartazes com as indicações da autoridade de saúde nacional afixados e visíveis nos locais determinados
  • Providenciamos formação a todos os trabalhores relativamente aos procedimentos extraordinários a adoptar na sua função
  • Providenciamos orientações claras aos trabalhadores sobre como agir no caso de apresentarem sintomas comuns da Covid-19 (febre, tosse, dificuldades em respirar...)
  • Reforçámos a limpeza das instalações sanitárias
  • Temos locais definidos e preparados para isolamento
  • Temos um local específico para isolar uma pessoa em caso de necessidade
  • Temos indicações visíveis para regular o fluxo de pessoas (ex. limites, percurso obrigatório...)
  • Privilegiamos métodos de pagamento "contactless"
  • Temos caixotes do lixo em abundância e de fácil acesso
  • Temos caixotes do lixo específicos para descartáveis de risco biológico
  • Verificamos se os EPIs obrigatórios à proteção extraordinária na atividade de cada trabalhador estão disponíveis (ex. máscaras, redes de cabelo, viseiras, luvas descartáveis, óculos de proteção, fatos de proteção, calçado anti-derrapante)
  • Verificamos se todos têm acesso a outros EPIs necessários à sua função (ex. redes de cabelo, viseiras, óculos de proteção, fatos de proteção, calçado anti-derrapante)
  • Verificamos se os controlos biométricos de acesso do pessoal estão desligados
  • Verificamos se a distância entre postos de trabalho está a ser cumprida
  • Verificamos se a loção desinfectante está disponível e acessível
  • Verificamos se os dispensadores de loção desinfectante estão disponíveis em todos os locais determinados
  • Verificamos se o nível dos dispensadores de loção desinfectante é controlado e reposto
  • Verificamos se o uso de máscara está a ser cumprido
  • Verificamos se os acessos principais estão desimpedidos para evitar o toque
  • Verificamos se é feito o controlo sobre o limite ao fluxo de pessoas externas (distância e limite máximo)
  • Verificamos se a distância social mínima está a ser cumprida
  • Verificamos se são reportadas situações de conduta imprópria
  • Verificamos se as superfícies tocáveis (ex. puxadores, interruptores) estão a ser desinfectadas com a regularidade estabelecida
  • Verificamos se as superfícies e o material comum entre clientes diferentes é desinfetado
  • Verificamos se todas as superfícies tocadas por uma pessoa infetada foram limpas e desinfetadas da forma adequada
  • Verificamos se os materiais e equipamentos estão a ser limpos e desinfectados sempre que é terminado o seu uso
  • Verificamos se o registo de limpeza e desinfeção diário é sempre atualizado
  • Verificamos se os locais são arejados várias vezes ao dia
  • Verificamos se o registo de contacto entre trabalhadores é sempre atualizado



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