Câmara Municipal do Porto

Created with Sketch.

Primeiro Rastreio Integral a Todos os Idosos em Lares

O primeiro rastreio integral a todos os idosos institucionalizados em lares ou em residências coletivas, a nível nacional, começou a 29 de março, no Porto, e foi reforçado por 5.000 testes oferecidos à Câmara do Porto.

Oriundos de Xangai, cidade chinesa geminada com o Porto, os 5.000 testes Covid-19 foram entregues no Hospital de São João, com especificações semelhantes aos usados em Portugal pelo SNS (Serviço Nacional de Saúde). Os kits foram oferecidos ao Município do Porto pela Fundação Fosun e pela Gestifute para alimentar o programa de rastreio completo nos lares da cidade, por iniciativa da Câmara Municipal.

O rastreio está a ser feito nos lares pelos dois Agrupamentos de Centros de Saúde da cidade, tendo começado a ser desenvolvido da zona oriental para a zona ocidental.

Este projeto de rastreio, apresentado pela Câmara do Porto ao Hospital de São João, distingue-se de todos os outros por, em pouco tempo, rastrear toda a população idosa institucionalizada, seja ou não sintomática, e todos os funcionários das instituições que a alberga.

Simultaneamente, a Câmara do Porto criou respostas para acomodar na Pousada da Juventude e no Seminário de Vilar todos aqueles que necessitem de ser deslocalizados e não estejam infetados, tomando aí todas as precauções anti-contágio necessárias. Ou seja, garantindo que, para infetados e não infetados, haverá sempre uma resposta imediata tendo em conta que para o Hospital de Campanha já não vão idosos, retiraria esta parte.

A Câmara do Porto espera com esta ação de rastreio aos lares atuar a tempo de proteger os não infetados dentro da população com maior vulnerabilidade.

Os cinco mil kits entregues no Hospital de São João viajaram desde Xangai para o Porto, num voo especial promovido pela TAP que aterrou em Lisboa. Foram transportados para o Porto pela NVending, empresa que ofereceu o transporte especializado deste tipo de produto farmacêutico.

Política de Cookies

Este site utiliza Cookies. Ao navegar, está a consentir o seu uso.Saiba mais

Compreendi